Maio-2013
Projeto PAES rumo aos 4 anos de atuação construindo sonhos
Desde 21 de Outubro de 2009, cerca de 80 crianças com idade entre 7 e 14 anos de idade, moradoras do município de Niquelândia/GO, contam com uma nova esperança para driblar o caminho de riscos sociais. o Projeto PAES, mais um trabalho humanitário desenvolvido pelo Instituto Paulo Rocha, em parceria com a Anglo American, com o objetivo de atender a comunidade local, levando educação e mais qualidade de vida. E os resultados têm sido excelentes. Pautado em oficinas de Artes Plásticas, Música, Informática, Educação Física, Educação sSexual, Dança e Leitura e Escrita, o PAES tem conseguido mostrar aos jovens beneficiados um caminho de luz e esperança. Por meio das atividades desenvolvidas e do contato direto com Psicóloga e Assistente Social, as crianças vislumbram uma estrada de novas oportunidades e, muitas vezes, descobrem dons natos que pareciam escondidos pela realidade de pobreza e descaso.
A equipe de colaboradores do PAES acredita que este seja o caminho mais sensato na busca de um mundo melhor, um sonho comum no coração de tanta gente, por isso vem desempenhando essas atividades que mais que um exercício de uma profissão se torna um amor ao próximo, trazendo para cada momento junto as crianças atendidas pelo projeto um momento único de demonstrar mais que uma maneira de levar o conhecimento aos outros, mais sim uma forma de conquistar novos horizontes e buscar cada vez mais um futuro melhor si próprio e para suas famílias, afinal como é de conhecimento de todos mais que mudar um pouco do mundo hoje trabalhar a educação e o social hoje, é fazer uma pequena contribuição para o mundo que queremos para todos nós no amanhã.
Texto adaptado C/I do Instituto Paulo Rocha
Tempos de Escola valoriza a leitura
Realizado pela Votorantim Metais Unidade Niquelândia, concurso chega à quinta edição premiando redações de alunos de Ensino Fundamental, Médio e EJA
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e do EJA de Niquelândia têm até o dia 30 de junho para se inscrever no Concurso Tempos de Escola. As inscrições podem ser feitas pelo site www.blogeducacao.org.br. Promovida no município pela Votorantim Metais Unidade Niquelândia, Instituto Votorantim e Ministério da Educação (MEC), a iniciativa tem o objetivo de sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da leitura e do valor da formação de leitores para o desenvolvimento pessoal e da sociedade. Desta vez, o tema escolhido foi “a leitura transforma o mundo”. A avaliação dos textos é realizada em conjunto com representantes do Ministério da Educação e Canal Futura.
O Tempos de Escola foi criado para estimular a prática da escrita, valorizando o trabalho de alunos e professores. Em sua quinta edição é realizado em 21 municípios, em 12 estados diferentes em que o programa Parceria Votorantim pela Educação desenvolve suas atividades. O concurso é dividido nas categorias Ensino Fundamental 1 (3º ao 5º ano), Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA. Os alunos vencedores receberão prêmios como câmeras digitais, material didático e computadores portáteis. Professores orientadores e as escolas também serão contemplados.
Segundo o gerente-geral da Votorantim Metais Unidade Niquelândia, José Maximino Ferron, uma das diretrizes de investimentos sociais da empresa é o apoio a projetos que atendam aos públicos jovens, proporcionando acesso a melhorias nas áreas de educação, trabalho, cultura e esporte. “O PVE tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação e promover a socialização do conhecimento. O tema deste ano é o desenvolvimento do gosto pela leitura, hábito saudável e fundamental para o aprendizado e a consolidação da cidadania.”, avalia.
A divulgação dos vencedores acontece entre agosto. Em 2010, o estudante Dyhon Kley Moura de Morais, então no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Padre Valentim Rodrigues, venceu a disputa nacional do concurso em sua categoria. Já em 2012, o prêmio local veio para Aparecida da Penha Francisco de Souza (Ensino Médio, Escola Municipal Nossa Senhora da Abadia), Késia Nayhara de Oliveira Silva (Ensino Fundamental I, Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues) e Thaysllene Pereira de Andrade (Ensino Fundamental II, Escola Estadual Professor Joaquim Francisco Santiago).
Fonte: VMNiquel - Oficina da Comunicação
Votorantim Metais promove jogos internos
A terceira edição da competição conta com 14 modalidades esportivas além de 3 oficinas de trabalhos manuais. O objetivo do evento é reunir trabalhadores e familiares num momento de confraternização.
Mônica Andrade
Com o objetivo de incentivar atividades que proporcionem qualidade de vida para o trabalhador e sua família, a Votorantim Metais Unidade Niquelândia promove a 3ª edição dos jogos internos. O evento tem parceria do Serviço Social da Indústria – Sesi e vai acontecer nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de maio no Clube da Vila Macedo e também no Clube do Sesi, em Niquelândia. A abertura acontece nesta sexta-feira (10), às 18h30, e terá como atração principal o show da banda “Pagode fora de hora”.
O gerente da UGB Hidrometalurgia e um dos organizadores do evento, Luciano Santana, explica que a Votorantim Metais promove eventos como esse com a preocupação de oferecer aos colaboradores e terceirizados diferentes oportunidades de práticas esportivas. “Além de ser essencial para a saúde, o esporte incentiva o trabalho em equipe e proporciona diversão para quem participa das disputas”, afirma.
Foram contabilizadas aproximadamente 400 inscrições e as modalidades esportivas que serão disputadas nos jogos internos são: futebol de campo, futebol soçaite máster, futsal, vôlei de quadra, vôlei de areia, minimaratona, tênis de mesa, natação, sinuca, truco, dama, xadrez, dominó e peteca. Os dependentes legais dos colaboradores da empresa também foram convidados a participar dessa ação. Crianças e adolescentes de 8 a 14 anos participarão de gincana promovida pela equipe de profissionais do Sesi. Além dos jogos, oficinas de fuxico, chaveiro e maquiagem também estão previstas.
Saiba Mais
A 3ª edição dos Jogos Internos da Votorantim Metais Unidade Niquelândia conta com a participação de 6 equipes, sendo 4 de colaboradores e 2 de funcionários terceirizados. São elas: Equipe Níquel, Equipe Cobalto, Equipe Cobre, Equipe Alumínio, Equipe Aço e Equipe Zinco. Os campeões de cada modalidade receberão como prêmio medalhas e troféus.
Fonte: VMNiquel - Oficina da Comunicação
Presos fazem motim em cadeia
Espaço tem capacidade para 78 detentos e hoje tem 106
Detentos recolhidos no Centro de Inserção Social (CIS) de Niquelândia fizeram um motim na sexta-feira (10) para reivindicar melhores condições de permanência no local e a redução do número de presos no espaço, que hoje abriga 106 condenados em regime fechado. O diretor da 7ª Regional Norte da Agência Goiana do Sistema de Execução Prisional em Uruaçu, Genair da Abadia Souza Vieira, esteve em Niquelândia durante todo o dia para dialogar com os presos da unidade prisional, localizada no Setor Santa Efigênia. Segundo Genair, os presos das duas celas coletivas – que abrigam 25 homens cada uma – queimaram colchões e fizeram reclamações por escrito sobre a lotação da cadeia (que tem capacidade para 78 detentos); e sobre o trâmite dos respectivos processos judiciais. O diretor da 7ª Regional Norte da Agesp, de imediato, encaminhou os pleitos ao Ministério Público (MP) e ao Poder Judiciário de Niquelândia, na pessoa do juiz Andrey Máximo Formiga, que se prontificou a analisar os pedidos. Por volta das 16 horas desta sexta-feira (10), Genair informou ao DN, por telefone, que o diretor de Execução Penal da Agesp em Goiânia, João Coutinho de Carvalho Júnior, estava se deslocando de helicóptero para Niquelândia para visitar o CIS para convencer os presos a retornarem para as duas celas e dar um basta ao motim iniciado nesta manhã.
Euclides Oliveira/Jornal Diario do Norte
Ex-pastor acusado de violentar esposa
Além das agressões, Valmir Francisco mantinha a mulher, mãe das suas quatro filhas, em situação de cárcere privado
POLÍCIA CIVIL
Mulher foi violentamente agredida por ex-pastor evangélico em Niquelândia: agressões que assustam
O pensionista e ex-pastor evangélico Valmir Francisco Pereira, de 46 anos, foi preso e autuado em flagrante no final da tarde da terça-feira (07/05) pelo delegado Manoel Leandro da Silva, titular da Delegacia da Polícia Civil em Niquelândia. Ele foi indiciado pelos crimes de tortura, cárcere privado e estupro e poderá pegar mais de 20 anos de cadeia - na somatória das penas, com base na Lei Maria da Penha - se condenado pela Justiça pelas violentas agressões praticadas contra sua esposa no imóvel onde residiam na Praça Treze de Maio, no Setor Santa Efigênia. Membro da Igreja Assembleia de Deus/Missão, na região central do município, Valmir atuou como pastor evangélico em Niquelândia entre 2007 e 2011 quando sofreu um acidente vascular cerebral, segundo o pastor-presidente da igreja, Sérgio Luiz dos Santos. O derrame impossibilitava Valmir de pregar a Palavra de Deus com a mesma desenvoltura que fazia antes da doença, mas não o impedia de surrar a mulher constantemente.
PERITO DO IML FICOU CHOCADO
"Diante desse quadro, atestado pelo exame feito pelo legista no IML, nós (a Polícia Civil) encontramos elementos suficientes para a autuação em flagrante do acusado (Valmir). No meu entendimento, essa situação mais grave - que ocorreu agora - impediu inclusive que ela fosse morta com seu corpo boiando no rio, eventualmente. O doutor Bonfinho, que já lidou com casos de extrema gravidade, ficou chocado com a intensidade do sofrimento físico e mental que a vítima foi submetida", comentou o delegado Manoel Leandro da Silva. Segundo ele, cada caso de violência doméstica reúne particularidades distintas. Para a autoridade policial, o ideal seria Niquelândia contar com uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Por ser comandada por uma delegada com um corpo de funcionários especializados - como psicóloga e assistente social - isso facilitaria a comunicação e o acompanhamento com as vítimas e suas respectivas famílias. "Mesmo assim, enquanto não somos agraciados com a Deam, temos totais condições de atender essas ocorrências. Por isso, pedimos o auxílio da comunidade para que vizinhos ou pessoas próximas às mulheres agredidas denunciem casos do tipo, caso percebam alguma anormalidade", completou o delegado de Niquelândia. Leia o texto completo aqui no www.jornaldiariodonorte.com.br
Euclides Oliveira/Jornal Diario do Norte
Descarga elétrica mata terceirizado da Celg
O técnico em eletricidade Vilmar Nunes Vieira, de 31 anos, morreu eletrocutado às 18h20 da quarta-feira (7) quando fazia manutenção elétrica numa rede de alta tensão em um poste da Avenida Primeiro de Maio, no Povoado Faz Tudo, em Niquelândia, a 45 quilômetros da área urbana da cidade. Segundo o tenente José Carlos Favaro Júnior, da 16ª Companhia Independente Bombeiro Militar (16ª CIBM) da cidade, ele recebeu o choque de 13.800 volts no momento em que estava num poste, a três metros de altura. Com o impacto da descarga elétrica, ele foi arremessado ao chão e morreu no local. A principal suspeita é que a vítima tenha encostado a barriga na fiação, por um descuido, quando ocorreu a tragédia. Vilmar era funcionário da empresa Concelta Construções Elétricas, com sede em Aparecida de Goiânia, que presta serviços terceirizados à Celg. Ele morava com a esposa, grávida de oito meses, na Vila Vasconcelos, em Uruaçu.
Euclides Oliveira/Jornal Diario do Norte