EMPRESÁRIA É PRE-CANDIDATA A PREFEITA EM NIQUELÂNDIA

01/02/2012 00:00

 

Durcilene deixa prefeitura em março para se dedicar à campanha

   A empresária Durcilene Ribeiro de Araújo Godoi (PSDB), de 41 anos, já decidiu: até o final de março se afastará em definitivo do comando da Secretaria de Governo de Niquelândia para dedicar-se exclusivamente às articulações para viabilizar sua pré-candidatura à prefeita da cidade. Trata-se de um fato inédito na história da política niquelandense, pois Durcilene é a primeira mulher que resolve seguir os passos da presidenta Dilma Rousseff (PT) para tentar chegar à Prefeitura de Niquelândia, em outubro de 2012. Filha do empresário Círio Ribeiro de Araújo (o popular Ciro), proprietário do mais tradicional supermercado da cidade, Durcilene começou a ganhar visibilidade política há cerca de três anos. Na ocasião, a partir de uma lista tríplice fornecida pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) ao prefeito Ronan Rosa Batista (PTB), Durcilene assumiu a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Com o mesmo empreendedorismo que empresta até hoje às três lojas do comércio do pai, destacou-se no setor público e ganhou maior envergadura na atual administração municipal, tornando-se secretária de Governo. A meta da empresária é fazer a diferença à frente do Poder Executivo e imprimir um novo ritmo de vida e de administração à cidade, a partir de janeiro de 2013. Da mesma forma que ajudou Ciro a prosperar vendendo pratos-feitos numa modesta prateleira de madeira, há três décadas.

"Niquelândia precisa mudar. E essas mudanças poderão ocorrer pelas mãos de uma prefeita, de uma mulher-prefeita. Hoje, temos várias mulheres capacitadas à frente de várias áreas no nosso município, administrando comércios em que os seus maridos estão à frente do balcão, desde os serviços mais simples até os mais difíceis. Temos mulheres açougueiras, na agricultura familiar, na piscicultura e até mesmo dirigindo caminhões, na Votorantim Metais. Por isso, vou me preparar ao máximo para entrar de corpo e alma nesta campanha. Com fé em Deus, creio que estou preparada para exercer um dos cargos da maior importância e responsabilidade da administração pública, que é ser prefeita de Niquelândia; e que terei a oportunidade de governar nossa cidade", afirmou Durcilene.


Ela defende um choque de gestão, com qualidade e excelência administrativa. Segundo a pré-candidata, uma vez que os recursos do município estão cada vez mais escassos, é necessário fazer mais e melhor com menos dinheiro. "Investir em Educação é uma das minhas maiores prioridades e, portanto, todos os demais setores vão crescer em Niquelândia. Não existe inclusão social sem melhoria da qualidade de vida das pessoas", comentou. A pré-candidata é formada em Administração de Empresas e atualmente está cursando pós-graduação em Gestão de Pessoas. Porém, apesar de saber que sua qualificação pessoal e profissional contam pontos à disputa, Durcilene terá de vencer uma duríssima batalha interna dentro do PSDB: o advogado Carlos Godoi (presidente da legenda na cidade) e o vice-prefeito José Antonio da Caixa (que ingressou no ninho tucano por articulação direta de Ronan junto ao governador Marconi Perillo/PSDB) também postulam a vaga majoritária.
 

A empresária e o vice-prefeito assinaram suas fichas de filiação ao PSDB no início de outubro, prazo-limite para quem quer disputar as eleições de 2012. Por anos, Durcilene foi filiada ao PR, juntamente com o deputado federal Sandro Mabel (seu amigo de longa data, hoje no PMDB); e com seu cunhado Aristeu de Lima (ex-presidente do PR em Niquelândia). Sem poder contar com o apoio formal de Mabel, Durcilene agora vai buscar os apoios necessários (em Goiânia e em Brasília) para que o PSDB local e estadual aposte todas as fichas na sua candidatura à prefeitura. Na lista dela, estão deputados federais; estaduais; e também o governador Marconi Perillo.


"Sei que a vitória na disputa interna (com Godoi e Zé Antonio) não será fácil, mas a vitória da minha pré-candidatura também não é impossível. Com a saída do Sandro e do Aristeu do PR, fiquei sozinha no partido. Como eu já conhecia a trajetória política do nosso governador desde sua primeira candidatura (em 1998), de quem sou grande admiradora, aceitei o convite (de Godoi) para entrar no PSDB. Esse sonho (de ser candidata) estava no meu coração, mas eu estava sonhando sozinha. Agora, depois que várias famílias da nossa cidade passaram a sonhar comigo, vou expor minha proposta para ser a prefeita do PSDB em Niquelândia", afirmou Durcilene.

 

Fone: Jornal Diario do Norte

Euclides Oliveira